Aguarde, carregando...

Quem Somos

HISTÓRICO DOS ENCONTROS

O encontro de Ex-alunos, evento muito esperado por todos que participam ou participaram da história do Curso de Pós-Graduação em Ortodontia da UFRJ começou sua historia em abril de 1966, quando os seis alunos da 4a turma de Pós-graduação em Ortodontia, vendo aproximar-se o final do curso, decidiram fundar o que chamaram de Grupo Decisão, em alusão ao grupo artístico conhecido nos anos 60 como Grupo Opinião. Eram eles os Drs. Aldemar Pinto de Argôlo, Alderico Artese, Eduardo Velasquez, Francisco Damico, Humberto de Araújo Salgado e Saul Castan. O Grupo Decisão propunha-se a realizar encontros como um grupo de estudos. Reuniu-se, pela primeira vez, na cidade de Santos, em julho de 1967, tendo como homenageado e coordenador das atividades o Prof. Hélio Fernandes. Em Belo Horizonte, em 1968, paralelamente ao 10o Congresso Brasileiro de Odontologia, ocorreu a 2a Reunião deste grupo, homenageando o Prof. Carlos de Souza Telles. Ex-alunos de outras turmas solicitaram participar dessas reuniões e o Grupo Decisão iniciou entendimentos nesse sentido. Em 1975, durante o Congresso Paulista de Ortodontia, decidiu-se, em assembléia, que seriam realizadas reuniões dos ex-alunos do Curso de Pós-graduação em Ortodontia da UFRJ, e que estas atividades ocorreriam dentro da Faculdade de Odontologia e seria uma semana de volta à Escola, ou ao Curso, com atividades principalmente de atualização clínica, discussão de diagnóstico e plano de tratamento de casos clínicos.

A I Reunião dos Ex-alunos do Curso de Pós-graduação em Ortodontia da Faculdade de Odontologia da UFRJ ocorreu de 12 a 16 de julho de 1976, na Faculdade de Odontologia da Praia Vermelha, onde o curso era sediado. O programa completo desta reunião foi publicado na Revista da Sociedade Paulista de Ortodontia, edição de agosto/setembro de 1976, num relato do Prof. Hélio de Oliveira Fernandes. As atividades incluíram a apresentação de casos clínicos, palestras e mesas clínicas dos professores, alunos e ex-alunos.

Três anos depois, também em julho, aconteceu a II Reunião dos Ex-alunos Pós-graduados em Ortodontia, com programa científico e social semelhante, sendo esta a última reunião acontecida na Praia Vermelha, pois, ao final de 1980, a Faculdade de Odontologia foi transferida para a Ilha do Fundão, na Cidade Universitária da UFRJ, onde permanece até a atualidade

Em 1982, de 12 a 16 de julho, aconteceu o III Encontro dos Ex-alunos de Ortodontia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e, pela primeira vez, publicou-se um livro com todas as atividades executadas durante o mesmo, elaborado pelas Dra. Ana Maria Bolognese e Telma Martins de Araújo, que tornou-se o registro das reuniões. Continha todas as informações do curso, suas atividades de ensino e pesquisa, incluindo os resumos de teses, e tornou-se parte integrante de todos os encontros até o presente. Neste encontro, somou-se às atividades científicas o curso ministrado por um professor estrangeiro de destaque mundial, vindo da Universidade da Carolina do Norte, o Prof. Dr. William Proffit.

Mais três anos e, desta vez, de 9 a 13 de novembro, aconteceu o IV Encontro dos Ex-alunos de Ortodontia, também na Faculdade de Odontologia da UFRJ, na Ilha do Fundão. Nesta oportunidade, comemorou-se o Jubileu de Prata do Curso de Pós-graduação em Ortodontia da UFRJ. Foi feita uma grande homenagem ao Prof. José Édimo Soares Martins, Patrono da Ortodontia Brasileira. Já eram mais de cem ex-alunos e tomava corpo a idéia de realizar os encontros em outras capitais brasileiras e de se fundar uma associação. Elegeu-se a cidade de Florianópolis como local para a reunião seguinte, iniciando uma nova fase na história dos encontros, difundindo-se pelo Brasil.

Em Florianópolis, o V Encontro dos Ex-alunos de Ortodontia da Universidade Federal do Rio de Janeiro foi dedicado à memória do Prof. Hélio de Oliveira Fernandes e aconteceu no período de 10 a 14 de outubro de 1987. Foram cinco dias de atividades, com apresentação de diversas palestras e casos clínicos, além do Curso sobre Ortodontia Clínica ministrado pelo Prof. Admar Raupp Terra, com duração de 12 horas.

O VI Encontro de Ex-alunos Pós-graduados em Ortodontia da UFRJ aconteceu em Maceió, de 7 a 12 de outubro de 1990. Este encontro marcou os trinta anos de fundação do Curso de Pós-graduação em Ortodontia da UFRJ. Foram reverenciados seus idealizadores e fundadores, o Prof. Dr. José Édimo Soares Martins, o Prof. Dr. Hélio de Oliveira Fernandes e o Prof. Dr. Carlos de Souza Telles.

O VII Encontro dos Ex-alunos foi realizado no Rio de Janeiro, mas as atividades foram realizadas em um Centro de Convenções no período de 5 a 9 de outubro de 1992 e, nesta ocasião, a Associação dos Ex-alunos Pós-graduados em Ortodontia da UFRJ - ADEPO - foi registrada como pessoa jurídica e criou-se a Comenda Professor José Édimo Soares Martins, com a finalidade de homenagear aqueles que, de forma especial, tenham contribuído com o avanço da ciência odontológica. Homenageado com a Comenda Professor José Édimo Soares Martins: Prof. Dr. Carlos de Souza Telles.

O VIII Encontro dos Ex-alunos de Ortodontia aconteceu de 16 a 20 de outubro de 1994, em Minas Gerais, na cidade de Caxambu. Homenageado com a Comenda Professor José Édimo Soares Martins: Prof. Dr. Admar Raupp Terra, Patrono da Ortodontia Gaúcha.

De 9 a 12 de outubro de 1996, foi realizado o IX Encontro dos Ex-alunos Pós-graduados em Ortodontia, novamente no Rio de Janeiro, quando houve a oportunidade de convidar e reunir todos aqueles que de certa forma compunham o Curso de Pós-graduação em Ortodontia, incluindo autoridades do Ministério da Educação, da Reitoria, órgãos de classe, professores de diversas áreas, Diretoria da Faculdade, funcionários, alunos e ex-alunos. Homenageado com a Comenda Professor José Édimo Soares Martins: Prof. Dr. Orlando Chevitarese.

Em outubro de 1998, os Ex-alunos reuniram-se em Salvador para o X Encontro. Homenageado com a Comenda Professor José Édimo Soares Martins: Prof. Dr. Antonio Carlos Peixoto da Silva.

Gramado, no Rio Grande do Sul foi a sede do XI Encontro de Ex-alunos Pós-graduados em Ortodontia da UFRJ, no período de 20 de outubro a 02 de novembro de 2000. Homenageado com a Comenda Professor José Édimo Soares Martins: Profa. Dra. Ana Maria Bolognese.

O XII Encontro realizou-se em Vitória, no Espírito Santo, no ano de 2002. Homenageado com a Comenda Professor José Édimo Soares Martins: Prof. Dr. Alderico Artese.

No ano de 2004, os Ex-alunos reuniram-se, novamente na cidade de Florianópolis, Santa Catarina, desta vez para o XIII Encontro. Homenageado com a Comenda Professor José Édimo Soares Martins: Profa. Dra. Maria Evangelina Monnerat.

Belém, no Pará, foi a cidade escolhida para realizar-se o XIV Encontro de Ex-alunos Pós-graduados em Ortodontia da UFRJ. O Homenageado com a Comenda Professor José Édimo Soares Martins foi o Prof. Dr. José Nelson Mucha.

No ano de 2008 o encontro ocorreu novamente na cidade do Rio de Janeiro, onde os Ex-alunos reuniram-se para comemorar os 50 anos do Curso de Ortodontia da UFRJ. Neste XV Encontro de Pós-graduados em Ortodontia da UFRJ o agraciado com a Comenda foi o Dr Anthony Menezes Leahy

Em 2010, os Ex-alunos reuniram-se na cidade de Angra dos Reis, no Estado do Rio de Janeiro. O professor Carlos Nelson Elias recebeu a Comenda Professor José Édimo Soares Martins, durante o XVI Encontro.

Em 2012, Bento Gonçalves, região vinícola no Rio Grande do Sul, foi sede deste XVII Encontro dos Ex-alunos. Além de várias conferências ministradas pelos integrantes da ADEPO, houve um Curso Internacional do Professor Patrick Turley da UCLA.

O XVIII Encontro foi realizado no Rio de Janeiro entre os dias 12 a 15 de Outubro de 2016 com ampla programação científica. O ponto alto dessa programação foi o Curso Internacional ministrado pelo Prof. Kee-Joon Lee da Yonsei University de Seul, Coréia do Sul. A festa de encerramento foi espetacular com um jantar temático Rio Antigo na histórica Confeitaria Colombo. A homenageada com a comenda Prof. José Édimo Soares Martins foi a Profa. Margareth Maria Gomes de Souza.

O Curso de Pós-graduação em Ortodontia da UFRJ tem sua expressão representada pela maioria dos seus ex-alunos ocupando cargos de professores em cursos de graduação e Pós-graduação em diversas Universidades do Brasil, por clínicos altamente especializados em varias cidades do país, pelo caráter científico das pesquisas realizadas no curso e pela significância dos trabalhos publicados decorrentes da sua produção.

Logotipo dos Encontros

2016 - Rio de Janeiro

2012 - Bento Gonçalves

2010 - Angra dos Reis 

2008 - Rio de Janeiro 

2006 - Belém - Pará

2004 - Florianópolis - Santa Catarina 

2002 - 

2000 - Gramado - Rio Grande do Sul

1998 - Bahia

1996 - 

1994 - Caxambu - Minas Gerais

1992 - Rio de Janeiro 

1990 - Maceió

1987 - Florianópolis

1985 - Rio de Janeiro

1982 - Rio de Janeiro

1979 - Rio de Janeiro - Praia Vermelha II

1976